Já sei! Você estava pesquisando alguma empresa ou profissional para organizar a sua festa infantil e percebeu que não é barato fazer tudo do jeitinho que você imaginou por um preço que caiba no seu bolso!?
Pois é, um serviço especializado e profissional às vezes custa caro e se é pra contratar um serviço que não vá entregar exatamente o que você espera, por que não fazer então você mesma?
É por isso que preparamos algumas dicas práticas que vão te ajudar nesse super projeto, confere aí!
Como planejar a festa
Veja o passo a passo que preparamos e comece a anotar. Seguindo estas dicas você já poderá começar o planejamento da sua festa.
1. Comece pela lista de convidados
Saber quantas pessoas irão à festa é um ótimo começo. É na lista de convidados que começamos a fazer o planejamento financeiro e descobrimos quanto teremos que gastar. Um ajuste aqui e outro ali e definimos quantidades de comida, bebida e quanto podemos gastar na decoração, por exemplo.
Minha sugestão para fazer esta lista é usar uma planilha Excel listando todos os possíveis convidados. Depois, se você listar muita gente, vá selecionando a partir da sua afinidade e do aniversariante com cada pessoa da lista. Pode parecer rude, mas reduzir o número de convidados pode ser necessário para que as coisas não saiam do controle (e nem do orçamento).
Além disso, é importante é pedir confirmação dos convidados com 7 ou 10 dias de antecedência, para dar tempo de você ajustar o pedido de comida e bebida.
2. Depois escolha o local
A escolha do lugar da festa é bem importante. O local precisa ser de fácil acesso aos seus convidados, além de oferecer opções de transporte – estacionamento, parada de ônibus próxima. Isso pode ser decisivo na hora do convidado decidir se vai à festa ou não. E você quer que todos compareçam, certo?
Outra coisa importante é prestar atenção aos detalhes do lugar como banheiros, ar condicionado, se há brinquedos para as crianças, se já tem sistema de som instalado, cozinha e é claro, se o local é bem cuidado para que sua festa seja linda.
Também sugiro uma planilha Excel para comparar os prós e contras de diferentes locais de festa. Assim vai ficar mais fácil decidir.
3. Defina o tema da decoração
Defina o tema principal da decoração junto com o aniversariante. É importante que a festa seja memorável pra ele(a). Se a criança é muito fã de um personagem provavelmente ficará feliz em tê-lo por todos os lados na sua festa de aniversário.
Se você vai alugar a decoração ou a festa será feita em uma salão, confira com quantos dias de antecedência é preciso confirmar o tema da festa. Crianças tendem a mudar de ideia diversas vezes até a data do evento.
Depois de definir o tema inspire-se muito na internet para buscar ideias.
4. Faça uma lista de coisas necessárias
Liste tudo que você lembrar para que uma festa funcione. Exemplo: salgadinhos, bebidas, decoração, bolo, brinquedos (cama elástica, piscina de bolinhas…), recreador, segurança, recepcionista, fotógrafo… personalize essa lista, afinal é você que sabe a dimensão que terá a sua festa.
Você pode aproveitar essa lista para comparar valores. Faça sempre, pelo menos, três orçamentos com diferentes profissionais. Assim você tem opções de tipos de serviço e valores.
5. Organize uma lista final
Você já percebeu que adoramos o Excel né? Então use uma planilha novamente para especificar a empresa responsável por cada item, assim como valor, telefone de contato, pessoa responsável e toda informação que pode ser útil.
Caso você tenha pendências com esses fornecedores, sugiro criar uma coluna na planilha para fazer esse tipo de anotação também.
6. Confirme tudo com 10 dias de antecedência
Quando faltar 10 dias para a festa, confirme com todos os fornecedores o que foi contratado. Evite imprevistos em cima da hora, às vezes as pessoas esquecem ou se atrapalham.
Inclusive a depender do serviço contratado vale dar mais um OK via WhatsApp uns 3 dias antes.
7. Relaxe e aproveite a festa
Não se desespere se algo der errado. Eventos são assim, sempre tem alguma coisa que sai do controle. Peça ajuda para alguém de confiança para resolver qualquer problema que possa acontecer no dia.
Descansem, você e o aniversariante, um dia antes da festa e aproveitem muito esse dia especial!